Carreira
Por: Dr. Marcio Grave
Cirurgião Plástico
Formado no Rio de Janeiro Especialista pela SBCP, MEC e AMB Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela UGF – RJ. Membro da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos – ASPS.
UM BREVE HISTÓRICO:
Dr. Marcio Grave ingressou na septuagésima terceira turma da faculdade de medicina da Universidade Federal de Santa Maria no primeiro semestre do ano de 2001. Durante as aulas práticas de anatomia no primeiro semestre, Dr. Marcio tomou a decisão de seguir a carreira cirúrgica. Com isso, já no segundo semestre, entrou no centro cirúrgico e de lá nunca mais saiu. Foi monitor concursado da disciplina de cirurgia geral durante dois anos, da disciplina de técnica cirúrgica experimental em pequenos animais durante dois anos, fez estágio em cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Universitário de Santa Maria e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Ao concluir a graduação, Dr. Grave fez prova da Associação Médica do Rio Grande do Sul – AMRIGS para entrar na residência de cirurgia geral, ingressando no hospital mais concorrido do estado, o Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A., do Grupo Hospitalar Conceição, com 822 leitos. Durante os três anos de cirurgião geral, Dr. Marcio estagiou no Serviço de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul chefiado pelo Dr. Pedro Martins e também no Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre chefiado pelo Dr. Roberto Corrêa Chem (in memoriam). Ainda durante a residência de cirurgia geral, foi primeiro auxiliar cirúrgico na clínica privada dos preceptores de cirurgia plástica da PUC-RS.
Em 2009, Dr. Grave fez prova da FESP-SES para ingressar na residência de Cirurgia Plástica no Rio de Janeiro, capital mundial da cirurgia plástica e da estética. Com um total de 263 candidatos, Dr. Marcio Grave conseguiu ingressar em uma das quatro vagas oferecidas pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. A liderança do hospital é devida a sua tradição na cirurgia plástica. Lá, em novembro de 1980, foi realizada a primeira lipoaspiração no Brasil, com o cirurgião plástico francês mundialmente conhecido Yves Gerard Illouz.
Além da residência no Rio de Janeiro, fez pós graduação em cirurgia plástica na Universidade Gama Filho – RJ durante à noite, tornando-se ultra especializado na área. Junto com a pós graduação, ministrou aulas na disciplina MED 144 – CIRURGIA PLÁSTICA do curso de medicina da Universidade Gama Filho/RJ. Frequentou diversos cursos e congressos regionais, nacionais e internacionais, como, por exemplo, o curso de cirurgia facial – Face and Neck Lift – com dr. Daniel Baker – New York/USA e de rinoplastia estética e funcional – Dallas Rhinoplasty Symposium – com Dr. Jack P. Gunter – Dallas/USA e Dr. Rod J. Rohrich – Dallas/USA, expoentes internacionais em suas áreas, respectivamente.
Nos finais de semana, durante a residência, trabalhava como médico da PETROBRAS, fazendo o resgate de pacientes com helicóptero em plataformas de petróleo e navios em alto mar, na área do pré-sal, no Rio de Janeiro.
Concluída a residência médica, mesmo já tendo o título de especialista em cirurgia plástica pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), prestou a prova para especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), na qual foi aprovado nas duas etapas: a etapa teórica e a etapa prática. Também possui o título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB)
Dr. Marcio Grave publicou diversos artigos científicos relacionados a cirurgia plástica e estética em revistas científicas nacionais e internacionais, além de apresentações em congressos e cursos. Vide seção Currículo.
Hoje, atua em consultório particular, seguindo os preceitos éticos e o juramento médico de Hipócrates (460 a.C.)
Utiliza técnicas consagradas mundialmente e com resultados comprovados por trabalhos internacionais nas principais revistas científicas sobre cirurgia plástica. (Journal of Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery; Plastic and Reconstructive Surgery e Revista Brasileira de Cirurgia Plástica). Já realizou mais de 2300 cirurgias plásticas de cunho estético em sua carreira. Utiliza somente equipamentos e materiais aprovados pela ANVISA e FDA Americano, de marcas comprovadas mundial e cientificamente.
Sabendo da formação do Dr. Marcio Grave, o dermatologista carioca Dr. Vitor Azulay (CRM-SC 17494 / RQE 9540) convidou-o para vir trabalhar na clínica dele em Joinville. Dr. Marcio iniciou o atendimento a seus pacientes em maio de 2013 na cidade de Joinville/SC.
A partir de 2019, deu um passo adiante na carreira e foi para seu consultório próprio e exclusivo no Helbor Offices Joinville.
Dr. Marcio Grave opera somente em hospital credenciado e com anestesistas certificados do Serviço de Anestesia de Joinville (SAJ). Preza pela segurança e pela satisfação do paciente com o resultado cirúrgico obtido.
Curriculum Vitae
PERFIL (Resumo):
Dr. Marcio Grave, cirurgião plástico certificado, CRM-SC 19261 CRM-RJ 5288705-6 / RQE 10924, especialista em cirurgia plástica pela SBCP, MEC e AMB e também pós graduado em cirurgia plástica pela UGF-Rio de Janeiro, formado no Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ, local com tradição em cirurgias plásticas estéticas onde foi realizada a primeira lipoaspiração no Brasil em 1980, fez mais de 14400 horas de treinamento em cirurgia durante as residências (cirurgia geral e cirurgia plástica). Tem em seu currículo mais de 1300 cirurgias plásticas realizadas. Toda sua formação foi objetivando ser referência em cirurgia plástica. Atua principalmente na área de estética. Tem por objetivo a excelência e a satisfação de seus pacientes.
Deste modo, continua a investir constantemente em upgrades, a fim de produzir resultados ótimos com rápida recuperação à vida social. A sua filosofia é zelar pela saúde, bem-estar e qualidade de vida dos pacientes. Dr. Marcio faz suas cirurgias somente em hospitais e com anestesista do Serviço de Anestesia de Joinville, não operando na clínica. Constantemente participa de congressos nacionais e internacionais a fim de se manter atualizado.
Além disso, Dr. Grave respeita o Código de Ética Médica. Segue o procedimento tradicional de agendar uma consulta para que ele analise e avalie cada caso, assim indicando o procedimento adequado para cada paciente.
CURRÍCULO:
– Formado em medicina desde 2006 na Universidade Federal de Santa Maria.
– Fez residência de cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A., em Porto Alegre.
– Trabalhou como médico da PETROBRAS , resgatando pacientes em alto mar com helicóptero, no pré-sal, no Rio de Janeiro.
– Toda sua carreira de cirurgião plastico foi lapidada no Rio de Janeiro. Fez residência médica no Hospital Federal dos Servidores do Rio de Janeiro, considerado o melhor hospital-escola do estado do RJ, sendo número um do concurso da FESP.
– Além da residência médica pelo MEC, Dr. Marcio é pós graduado em Cirurgia Plástica pela Universidade Gama Filho – RJ.
– Foi professor da disciplina de Cirurgia plástica MED 144 da Universidade Gama Filho – RJ entre os anos 2010 e 2011
– Fez curso de cirurgia facial com dr. Daniel Baker – New York/USA
– Helicopter Underwater Escape Trainning, West Group, Macaé, RJ.
– Curso de Cosmetologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Porto Alegre, RS.
– Curso de Gestão e Planejamento de Carreira, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Porto Alegre, RS.
– Microtransplante Capilar, Clínica Cirurgia Plástica Uebel, Porto Alegre, RS.
– X VEMI Curso Internacional Videoendoscopia, Centro Médico Athena, Curitiba, PR.
– Curso Integrado dos Serviços Credenciados, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Rio de Janeiro, RJ.
– Projeto Open 2010 Curso Imersão Rinoplastia, Projeto Open, Porto Alegre, RS.
– Curso Cirurgia Órbito Palpebral, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Vitória, ES.
– Curso Abdominoplastia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Vitória, ES.
– Curso Integrado dos Serviços Credenciados, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Rio de Janeiro, RJ.
TRABALHOS PUBLICADOS:
– BRAGA, A. R. ; GRAVE, Marcio ; RESENDE, JOSÉ HUMBERTO CARDOSO ; LIMA, DIOGO ALMEIDA ; DE SOUZA, ACRYSIO PEIXOTO ; ZAMBENEDETTI, RICARDO MORGENTAL . Tunnelised inferiorly based preauricular flap repair of antitragus and concha after basal cell carcinoma excision: Case report. Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery , v. 64, p. e73-e75, 2011.
– LIMA, D. A. ; MINAKAMI, D. A. ; GRAVE, Marcio ; ALMEIDA, R. C. . Gluteoplastia de aumento: a importância do ensino na formação atual do residente frente à demanda crescente. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 26, p. 127-133, 2011.
– GRAVE, Marcio ; LIMA, D. A. ; ALMEIDA NETO, E. C. ; MOREIRA, M. C. . Gluteoplastia de aumento: A Importância da Formação Atual do Residente Frente à Demanda Crescente. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 26, p. 80, 2011.
– HAESBAERT, C. M. ; GRAVE, M. ; ZAMBENEDETTI, R. M. ; CADORIN, A. . Relato de caso: Lipodistrofia Cervico-facial Secundária ao Uso de Antiretrovirais Tratada com Ritidoplastia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
– LEITE, E. P. ; GRAVE, M. ; HAESBAERT, C. M. . Neo-onfaloplastia na Reversão de Neovuloplastia em Paciente com Genitália Ambígua: Relato de Caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
– HAESBAERT, C. M. ; GRAVE, M. ; MOREIRA, M. C. . Tumor Filóides Gigante: Reconstrução de Parede Torácica Utilizando o VRAM Após Mastectomia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
– NEVES, P. A. ; GRAVE, M. . Relato de um Caso de Trombose Venosa Profunda Bilateral em Pacientes de Baixo-Moderado Risco após Miniabdominoplastia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
– LIMA, D. A. ; GRAVE, M. ; HAESBAERT, C. M. . O Uso de Radioterapia no Pós- operatório de Quelóide. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
– HAESBAERT, C. M. ; GRAVE, M. ; MINAKAMI, D. A. ; GUIMARAES, R. A. ; ALMEIDA, R. C. ; PEIXOTO, A. . Fibrolipoma Gigante na Região Glútea – Relato de Caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
– HAESBAERT, C. M. ; GRAVE, M. ; PEIXOTO, A. ; GUIMARAES, R. A. ; ALMEIDA, R. C. . Relato de Caso: Reconstrução Cutânea de Ponta Nasal Aplicado às Subunidades Estéticas Nasais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
– CORREA, M. P. ; GRAVE, M. . Neoplasias Gástrica e Renal Associadas à Síndrome Paraneoplásica: Relato de Caso e Revisão Bibliográfica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso)
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS:
– XXXIV Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia Plástica, participante mesa redonda Rinoplastia, Hotel Beach Village, Jurerê, 2015
– XVI Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica e II Body Contour, WTC Sheraton, São Paulo, 2015
– L Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, no Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro/RJ, 2013.
– XXXII Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, no Hotel Hyatt, São Paulo/SP, 2013.
– XLIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, na cidade de Porto Alegre, RS, 2012.
– V Congresso do DESC, na cidade de São Paulo/SP, 2011.
– XXX Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, Hotel Sofitel, Rio de Janeiro/RJ, 2011
– XLVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, Goiânia/GO, 2011.
– XVIII Encontro da Associação dos Ex-alunos do Pitanguy, Hotel Pestana Copacabana, Rio de Janeiro, 2011
– XXIX Jornada Carioca de Cirurgia Plástica, Hotel Sofitel, Rio de Janeiro/RJ, 2011
– XLVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, Vitória/ES, 2010
– XLVIII Assembléia Científica Hospital Federal dos Servidores do Estado do RJ. O Uso da Radioterapia no Pós Operatório de Quelóide, 2010
– XVII Encontro da Associação dos Ex-alunos do Pitanguy, Hotel Sofitel, Rio de Janeiro/RJ, 2010.
– III Curso de Revisão de Tópicos em Epidemiologia
– VIII Congresso Gaúcho de Educação Médica
– Curso Consenso em Câncer de Próstata.
– Curso de Emergência Pediátrica.
– Curso de Diagnóstico das Dores Craniofaciais.
– Curso de Férias Temas de Urgências Cirúrgicas.
– 21o Congresso da AMRIGS.
– III Jornada de Urgência, Emergência e Trauma.
– IV Curso de Atualização do Instituto do Coração de Santa Maria Recentes Avanços da Cardiologia Mundial.
– Curso Digital de Eletrocardiografia V.3.0.
– Curso de Hematologia Clínica Interpretação do Hemograma.
– Curso de Atualização em Otorrinolaringologia Pediátrica.